Bianca P
Writer #74801
Joined 4/13/2023
6 Star Rating
100% Success
92 Projects
0 Endorsements
2 Elite Skills
Apaixonada por escrita, pelo ensino e divulgação da ciência! Acredita no poder transformador do ensino conduzido de forma mais humana, divertida e criativa.

Resolveu juntar seus interesses e habilidades para produzir conteúdo sobre biologia, biotecnologia e saúde.

Conte com a Bianca para:
- produção de textos para mídias sociais;
- produção e diagramação de e-books;
- produção de material instrucional;
- produção de livro infantil na área de ciências;
- produção de infográficos;
- produção de palestras e aulas;
- adequação textual;
- produção de artes simples para posts de redes sociais.

Quem pode se beneficiar de suas soluções de escrita?
- Empresas de biotecnologia nas mais diversas áreas (saúde, agro, meio ambiente, indústria, pesquisa),
- Institutos de pesquisa nas áreas de ciências biológicas e da saúde,
- Profissionais autônomos na área da saúde (médicos, dentistas, biomédicos, farmacêuticos, etc.).
- Microbiologistas.

Em paralelo, é escritora de livros infanto-juvenis para o ensino de ciências. O primeiro livro, produzido pela Editora Amelie, foi lançado em junho de 2023. Nele, explica sobre a água; a respeito da estrutura, propriedades emergentes e aquecimento global. Faz parte de uma série de ensino de ciência e Biologia ao público infantojuvenil chamada "As aventuras de Joana".

Seguem as experiências de Bianca como escritora e revisora:

- desenvolvimento e revisão de material didático pela SOMOS Educação;
- como gerente e produtora de conteúdo em empresa de biotecnologia, a Agrega;
- escritora, produtora de conteúdo e sócia-fundadora em hub de escrita científica, o Aflora Ciência!
- revisora científica nas revistas internacionais Scientific Reports e Neurotoxicity Research, ambas do grupo Nature.
- escritora de livros infanto-juvenis para o ensino de ciências. Meu primeiro livro, "A missão Interplanetária de Joana" produzido pela Editora Amelie, foi lançado em junho de 2023. Nele, explico sobre a água; a respeito da estrutura, propriedades emergentes e aquecimento global. Faz parte de uma série de ensino de ciência e Biologia ao público infantojuvenil chamada "As aventuras de Joana".
Agriculture
Education
Pharma
Medical
Blog Post
eBook
Nutrition

Specialties

É bióloga, com mestrado e doutorado em microbiologia. Produz material didático e textos sobre ciência, saúde, biologia, biotecnologia e microbiologia para empresas, plataformas de conteúdo, grupos educacionais e profissionais autônomos como nutricionistas, médicos, etc.

Também já produziu cursos para plataformas de curso on-line na área de ciências biológicas, médicas e biotecnológicas.

Atualmente é especialista em ciência com ênfase em microbiologia e escrita técnica e blog. Também produz ebook, infográficos, livros infantojuvenis para ensino de ciência, adequação de textos científicos ao público leigo, produção de material instrucional e palestras.

Todo o material é embasado em artigos científicos, de preferência internacionais, bem como material produzido por órgãos e sociedades competentes e relevantes na área do texto produzido.

Interests

Devido à experiência acadêmica em ciência, biologia e biotecnologia, tem interesse em produzir conteúdos em diversas áreas dentro dessas temáticas, como:

- biologia geral;
- microbiologia;
- fármacos;
- biotecnologia no agro;
- saúde;
- saúde animal;
- história da ciência;
- educação em ciência e saúde.

Education

USP

Doutorado em Ciência com trabalho intitulado “Bactérias patogênicas e indicadoras de contaminação fecal em água potável: identificação molecular, recuperação por métodos de cultivo e potencial de formação de biofilmes”.

Medical

19 Projects Completed

Para clientes (atuando como freelancer), já desenvolveu textos de blog para assuntos variados na temática de medicina, saúde e bem-estar como testes bioquímicos e genéticos, doenças, sobre atuação de enfermeiros na saúde, oncologia e nutrição, medicamentos, suplementos vitamínicos.

Durante a pandemia de SARS-CoV-2, escreveu artigos sobre o coronavírus em seu blog pessoal e que também foram publicados na revista A Escola Legal.

Education

14 Projects Completed

Para a empresa SOMOS EDUCAÇÃO, desenvolveu diversos materiais didáticos, fez revisões e produziu de cursos. Segue a lista para cada categoria.

Os assuntos abrangeram:
- biossegurança;
- saúde ambiental;
- microbiologia e bioquímica;
- imunologia;
- sustentabilidade;
- química geral;
- saneamento

Também desenvolveu apostilas sobre meios de cultura como bolsista para o programa de saneamento PROSAB.

Pharma

14 Projects Completed

Em seu blog pessoal e para clientes (atuando como freelancer), já desenvolveu textos de blog para assuntos variados na temática de saúde e farmacologia como suplementos alimentares e medicamentos novos aprovados pela ANVISA.

Tem experiência em pesquisa na área de farmacologia, já que trabalhou no desenvolvimento de fármacos anti-SARS-CoV-2 (coronavírus).

*Artigo científico. Non‐Toxic Dimeric Peptides Derived from the Bothropstoxin‐I Are Potent SARS‐CoV‐2 and Papain‐Like Protease Inhibitors

Agriculture

13 Projects Completed

Em seu blog pessoal e para clientes (atuando como freelancer), já desenvolveu textos de blog para assuntos variados na temática de agronegócio, especialmente sobre fertilização (problemas da superfertilização, biofertilizantes, biotecnologia e sustentabilidade no campo).

Durante sua passagem na empresa Agrega, escreveu diversos textos para o blog e sobre biotecnologia no campo. Também participou ativamente da produção de laudos sobre as análises moleculares de análises de solo da empresa, produção de vídeos institucionais sobre coleta de solo para o desenvolvimento das análises, produção de ebook sobre análises moleculares de amostras de solo.

Nutrition

7 Projects Completed

Para clientes (atuando como freelancer), já desenvolveu textos de blog para assuntos variados na temática de nutrição, saúde e bem-estar como produtos proteicos prontos para consumo, nutrição oncológica, benefício à saúde de alimentos como azeite, cranberry, spirulina, etc.

Em seu blog pessoal, já escreveu textos sobre probióticos, alimentação vegana de animais, influência dos alimentos à microbiota intestinal, etc.

Blog Post

22 Projects Completed

Além de escrever textos para o blog (medium e site pessoal), já escreveu textos sobre microbiologia e biotecnologia para o blog da empresa Agrega Biotec, para a plataforma Rock content sobre saúde, nutrição e bem-estar e para outros clientes da área agroindustrial (fertilização) e biotecnológica e da saúde.

Em seu blog, produz textos sobre variados assuntos como biologia geral, nutrição, medicina, saúde, biotecnologia.

eBook

3 Projects Completed

Já desenvolveu ebook para uma empresa da área agroindustrial, para a Informa na área de alimentos e para a empresa Agrega Biotec (como bolsista).

Nesse último caso, os ebooks e eram voltados ao o público leigo da empresa, e explicavam o funcionamento as análises que compunham o laudo de serviços. Também participava ativamente de produção de vídeos institucionais, desenvolvimento e revisão de laudos.

Em todos os casos, o viés era empresarial, ou seja, atrair clientes, informar aos clientes sobre novidades do mercado de atuação da empresa, informas aos clientes sobre análises, etc.

View My Full Profile